3.4 Marcos em 2018

janeiro

Emissão de obrigações a 10 anos

A REN acordou os termos de uma emissão de obrigações no montante de 300 milhões de euros, a 10 anos, com uma taxa de juro correspondente à mid swap rate a 10 anos acrescida de 0,8%.

300M€
Emissão de obrigações a 10 anos

fevereiro

Inauguração Datacenter de Riba de Ave

A REN inaugurou o Datacenter de Riba de Ave, uma infraestrutura que permite reforçar a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS). A inauguração contou com a presença do Senhor Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral e Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

março

Máximo histórico produção nacional de eletricidade

Foi registado o máximo histórico na produção nacional de eletricidade, de 12 043 MW, superior em 555 MW ao anterior máximo registado em 2016.

Por 2 períodos de 64h e 69h, a produção renovável foi suficiente para abastecer o consumo de eletricidade.

A REN e o Green Project Awards (GPA) lançaram o Prémio GPA - REN Biodiversidade e Florestas para promover inovação e desenvolvimento de melhores práticas na proteção da floresta e da biodiversidade.

Foi registado um novo máximo histórico na Produção Eólica Diária em Portugal, com 101 GWh, acima dos 96,7 GWh registados em janeiro de 2017.

101GWh
Máximo histórico na Produção Eólica Diária em Portugal

abril

Apoio às comunidades locais

A REN entregou oito viaturas a oito corporações de Bombeiros no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais e à prevenção de incêndios florestais.

A REN e o Governo português, através da Secretaria de Estado da Energia, assinaram um acordo que prevê a extensão da Zona Piloto Portuguesa (ZP) para a produção de energia das ondas em Viana do Castelo.

maio

Aprovação dos Órgãos Sociais para o mandato de 2018-2020

Assembleia Geral de acionistas da REN aprovou os órgãos sociais para o mandato de 2018-2020, que contou com dois novos representantes no Conselho de Administração, Li Lequan e Manuela Veloso (que cessou funções a partir do final do mês de outubro de 2018). No novo mandato, (i) o vogal Longhua Jian deixa de exercer o cargo de membro do Conselho de Administração da REN, (ii) foi aprovado como Revisor Oficial de Contas efetivo a Ernst & Young, SROC, S.A., (iii) foi designado um novo vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rui Pereira Dias, e (iv) foi aprovada a nova constituição da Comissão de Vencimentos, com a designação de João Duque, José Galamba de Oliveira e Fernando Neves de Almeida.

A REN apresentou o seu plano estratégico para o período de 2018 a 2021, mantendo o compromisso com operação em Portugal e abertura a novas oportunidades de investimento.

A REN e a ONEE - Office National de l'Electricité et de l'Eau Potable de Marrocos foram mandatadas pelos Governos de Portugal e Marrocos para apresentarem, num prazo de seis meses, uma proposta de anteprojeto de construção e de modelo de financiamento para a construção da interligação elétrica Portugal-Marrocos.

A REN apresentou o seu plano estratégico para o período, man- tendo o compromis- so com operação em Portugal e abertura a novas oportunidades de investimento. 2018 a 2021

junho

Cátedra REN em Biodiversidade Apresentação do estudo do impacte das infraestruturas elétricas nas aves

A REN apresentou, no 2o Simpósio da Cátedra REN, as conclusões das atividades realizadas nos últimos 3 anos por 13 investigadores da Cátedra REN em Biodiversidade, que estudaram o impacte das infraestruturas elétricas nas aves. O evento contou com a presença do biólogo norte-americano Rick Harness, especialista no estudo da interação das aves com instalações elétricas.

Apresentação do estudo da interação das aves com as instalações elétricas. 2º Simpósio da Cátedra REN em Biodiversidade, junho de 2018

julho

Alienação da REN Portgás GPL

A REN Portgás Distribuição, S.A., alienou a totalidade das ações representativas do capital social da REN Portgás GPL à ENERGYCO II, S.A.. A produção de energia fotovoltaica em Portugal bateu um novo recorde histórico no dia 29 de julho às 13:45, com 437 MW.

437MW
Recorde histórico na produção de energia fotovoltaica em Portugal

agosto

Nova edição das normas de qualidade e ambiente certificam o Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho na REN

A REN recebeu a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho de acordo com a nova edição das normas de qualidade e ambiente (ISO 9001:2015 e ISO 14001: 2015, respetivamente), mantendo-se a certificação no âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho segundo a norma NP 4397:2008 / OHSAS 18001:2007.

O consumo de eletricidade em Portugal registou, a 4 e 5 de agosto, novos máximos históricos, superando os anteriores alcançados em 2013.

Novos máximos históricos no consumo de eletricidade em Portugal, registados a 4 e 5 de agosto.

setembro

Presença da REN na FACIM

A REN esteve presente, pelo sétimo ano consecutivo, na FACIM (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique). Na 54a edição que terminou a 2 de setembro, participaram um total de 2 200 empresas, muitas das quais do sector energético.

outubro

Subida do rating da REN

A agência norte-americana de notação financeira Standard and Poor's (S&P) reviu em alta o rating da REN, passando-o de BBB-/A-3 para BBB/A-2 com outlook estável.

A REN assinou um protocolo com a Universidade de Évora para o estudo e conservação de comunidades de animais debaixo das linhas de transporte de energia.

A Plataforma Única de Atribuição de Capacidade entrou em funcionamento em 22 países europeus. Esta plataforma partilhada por 28 operadores da rede de transporte, representa um passo importante para o mercado integrado de eletricidade e deverá promover o desenvolvimento de mercados a prazo líquidos e competitivos de forma coordenada em toda a Europa e proporcionar aos participantes no mercado a possibilidade de cobrir os riscos associados ao comércio transfronteiriço de eletricidade.

A REN e Universidade de Évora desenvolvem laboratório natural para estudo e preservação de espécies animais debaixo das linhas de transporte de energia. REN integra projeto nacional para a gestão integrada da floresta.

novembro

Cessação de funções de vogal do conselho de Administração

Maria Manuela Veloso, vogal do conselho de Administração, cessou funções com efeitos a partir do final do mês de outubro de 2018.

Aluno do IST vence prémio REN 2018 com trabalho sobre turbina eólica offshore.

Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, vence nona edição do MEDEA (iniciativa da REN e da Sociedade Portuguesa de Física).

Prémio REN 2018 entregue a aluno do IST por trabalho sobre turbina eólica offshore

dezembro

Constituição da REN PRO

Foi constituída a REN PRO, empresa detida a 100% pela REN SGPS.

O terminal de GNL da REN em Sines recebeu, no dia 22 de dezembro, o navio no 500.