Termos e Condições

TERMOS LEGAIS & CONDIÇÕES GERAIS


AVISO LEGAL


1. INFORMAÇÃO LEGAL E ACEITAÇÃO

As presentes disposições regulam o uso do serviço do portal de Internet (doravante o 'Portal') que a REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. (doravante a REN), com sede social na Avenida dos Estados Unidos da América, n.º 55, Lisboa, Portugal, com o número de pessoa coletiva e único de matrícula 503264032, Telefone 210013500, põe à disposição dos utilizadores da Internet.

O acesso à página web é gratuito, salvo no que respeita ao custo da ligação através da rede de telecomunicações facultada pelo fornecedor do acesso contratado pelos utilizadores. Determinados serviços são exclusivos para os nossos utilizadores e o seu acesso é restrito.

A utilização do Portal atribui a quem o usa a condição de utilizador do Portal (doravante o 'Utilizador') e implica a aceitação de todas as condições incluídas neste Aviso Legal. A prestação do serviço do Portal tem uma duração limitada no momento em que o Utilizador se encontra ligado ao Portal ou a algum dos serviços que, através do mesmo, se disponibilizam. Portanto, o Utilizador deve ler atentamente o presente Aviso Legal sempre que utilize o Portal, já que este e as suas condições de uso constantes no presente Aviso Legal podem sofrer alterações.

Alguns serviços do Portal, acessíveis aos utilizadores da Internet ou exclusivos para os utilizadores da REN, podem estar sujeitos a condições específicas, regulamentos e instruções que, caso seja necessário, substituem, completam e/ou alteram o presente Aviso Legal, e que deverão ser aceites pelo Utilizador antes de se iniciar a prestação do respetivo serviço.

 

2. PROPRIEDADE INTELECTUAL E INDUSTRIAL

Todos os conteúdos do Portal, entendendo-se por estes, a título meramente enunciativo, os textos, fotografias, gráficos, imagens, ícones, tecnologia, software, links e outros conteúdos audiovisuais ou sonoros, assim como o seu design gráfico e códigos fonte (daqui em diante, os 'Conteúdos'), são propriedade intelectual da REN ou de terceiros, sem que se possa considerar cedido ao Utilizador nenhum dos direitos de exploração reconhecidos pelas normas vigentes em matéria de propriedade intelectual sobre os mesmos, salvo os que sejam estritamente necessários ao uso do Portal.

As marcas ou logótipos são titularidade da REN ou de terceiros, não se podendo considerar que o acesso ao Portal atribui qualquer direito sobre as referidas marcas e/ou logótipos.

 

3. CONDIÇÕES DE USO DO PORTAL

3.1 GERAL

O Utilizador obriga-se a fazer um uso correto do Portal, em conformidade com a Lei e o presente Aviso Legal. O Utilizador responderá perante a REN ou perante terceiros, por quaisquer danos e prejuízos que possam ser causados devido ao incumprimento da dita obrigação.

Fica expressamente proibido o uso do Portal para fins lesivos de bens ou interesses da REN ou de terceiros, ou que, de qualquer outra forma, sobrecarreguem, danifiquem ou inutilizem as redes, servidores e demais equipamentos informáticos (hardware) ou produtos e aplicações informáticas (software) da REN ou de terceiros.

3.2 CONTEÚDOS

O Utilizador compromete-se a utilizar os Conteúdos em conformidade com a Lei e o presente Aviso Legal, assim como com as demais condições, regulamentos e instruções que, caso necessário, possam ser aplicados, de acordo com o disposto na cláusula 1. Com caráter meramente enunciativo, o Utilizador, de acordo com a legislação vigente, deverá abster-se de:

Reproduzir, copiar, distribuir, colocar à disposição, comunicar publicamente, transformar ou alterar os Conteúdos, salvo nos casos autorizados na lei ou expressamente consentidos pela REN ou por quem, caso seja aplicável, seja titular dos direitos de exploração.

Reproduzir ou copiar, para uso privado, os Conteúdos que possam ser considerados Software ou Base de Dados, em conformidade com a legislação vigente em matéria de propriedade intelectual, assim como a sua comunicação pública ou disponibilização a terceiros, quando estes atos impliquem necessariamente a reprodução pelo Utilizador ou por terceiros.

Extrair e/ou reutilizar a totalidade ou uma parte substancial dos Conteúdos que integram o Portal, assim como as bases de dados que a REN ponha à disposição dos Utilizadores.

3.3 FORMULÁRIOS DE RECOLHA DE DADOS

Sem prejuízo do disposto na cláusula 5 do presente Aviso Legal, assim como nas políticas de privacidade acessíveis a partir do Portal e que possam ser aplicáveis em cada momento, a utilização de certos serviços ou pedidos dirigidos à REN está condicionada ao cumprimento prévio do respetivo registo do Utilizador.

Toda a informação facultada pelo Utilizador através dos formulários do Portal, para os efeitos anteriores ou quaisquer outros, deverá ser verdadeira. Nesse sentido, o Utilizador garante a autenticidade de todos os dados que forneça e manterá a informação ao dispor da REN perfeitamente atualizada, de forma a corresponder, em qualquer momento, à situação real do Utilizador. Em qualquer caso, será o Utilizador o único responsável pelas informações falsas ou inexatas que disponibilize e pelos prejuízos que cause à REN ou a terceiros pela informação facultada.

3.4 INTRODUÇÃO DE LIGAÇÕES NO PORTAL

O utilizador da Internet que pretenda introduzir ligações a partir das suas próprias páginas web para o Portal deverá cumprir as condições a seguir indicadas sem que o desconhecimento das mesmas evite as responsabilidades resultantes da Lei:

  • A ligação apenas o ligará à homepage ou página principal do Portal, mas não poderá reproduzi-la de forma alguma (inline links, cópia dos textos, gráficos, etc).
  • É proibido, de acordo com a legislação aplicável e em vigor em cada momento, estabelecer frames ou quadros de qualquer tipo que envolvam o Portal ou permitam a visualização dos Conteúdos através de endereços de Internet diferentes dos do Portal e, em qualquer caso, quando se visualizam conjuntamente com conteúdos alheios ao Portal, de tal modo que: (I) provoquem, ou possam provocar, erro, confusão ou engano nos utilizadores sobre a verdadeira proveniência do serviço ou dos Conteúdos; (II) presumam um ato de comparação ou imitação desleal; (III) sirvam para aproveitar a reputação da marca e o prestígio da REN; ou (IV) de qualquer outra forma, sejam proibidos pela legislação vigente.

Não será feita, a partir da página que introduz a ligação, qualquer tipo de manifestação falsa, inexata ou incorreta sobre a REN ou os seus colaboradores ou sobre a qualidade dos serviços que presta.

Em caso algum, será mencionado na página onde se encontra a ligação que a REN deu o seu consentimento para a inserção da ligação ou que, de qualquer forma, patrocina, colabora, verifica ou supervisiona os serviços do remetente.

É proibida a utilização de qualquer marca denominativa, gráfica ou mista, ou de qualquer outro logótipo da REN na página do remetente, salvo nos casos permitidos na lei ou expressamente autorizados pela REN e sempre que seja consentida, nesses casos, uma ligação direta ao Portal, de acordo com o estabelecido nesta cláusula.

A página que estabelecer a ligação deverá cumprir fielmente o determinado na lei e não poderá, em caso algum, dispor ou fazer a ligação de conteúdos próprios ou de terceiros que: (I) sejam ilícitos, nocivos ou contrários à moral e aos bons costumes (pornográficos, violentos, racistas, etc.); (II) induzam ou possam induzir no Utilizador a falsa ideia de que a REN subscreve, apoia, adere ou, de qualquer maneira, aprova as ideias, manifestações ou expressões, lícitas ou ilícitas, do remetente; (III) sejam inapropriados ou não adequados à atividade da REN, tendo em conta o lugar, conteúdos e temática da página web do remetente.

 

4. EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE

4.1 DA INFORMAÇÃO

O acesso ao Portal não implica a obrigação, por parte da REN, de comprovar a veracidade, exatidão, adequação, idoneidade, exaustividade e atualidade da informação fornecida através do mesmo. Os conteúdos desta página são de caráter geral e não constituem, de modo algum, a prestação de um serviço, pelo que a referida informação é insuficiente para a tomada de decisões por parte do Utilizador.

A REN não se responsabiliza pelas decisões tomadas a partir da informação facultada no Portal, nem pelos danos ou prejuízos causados ao Utilizador ou a terceiros, devido a atuações que tenham como único fundamento a informação obtida no Portal.

4.2 DA QUALIDADE DO SERVIÇO

O acesso ao Portal não implica a obrigação, por parte da REN, de controlar a ausência de vírus, worms ou qualquer outro elemento informático danoso. Compete ao Utilizador, em qualquer caso, dispor de ferramentas adequadas para a deteção e desinfeção de programas informáticos danosos.

A REN não se responsabiliza pelos danos causados nos equipamentos informáticos dos Utilizadores ou de terceiros durante a prestação do serviço do Portal.

4.3 DA DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO

O acesso ao Portal necessita de serviços e fornecimentos de terceiros, incluindo o transporte através de redes de telecomunicações cuja fiabilidade, qualidade, continuidade e funcionamento não compete à REN. Por conseguinte, os serviços fornecidos através do Portal podem ser suspensos, cancelados ou ficarem inacessíveis, com caráter prévio ou simultâneo à prestação do serviço do Portal.

A REN não se responsabiliza pelos danos ou prejuízos de qualquer tipo sofridos pelo Utilizador e motivados por falhas ou desconexões nas redes de telecomunicações, que provoquem a suspensão, cancelamento ou interrupção do serviço do Portal, durante a prestação do mesmo ou com caráter prévio.

4.4 DOS CONTEÚDOS E SERVIÇOS LIGADOS ATRAVÉS DO PORTAL

O serviço de acesso ao Portal inclui dispositivos técnicos de ligação, diretórios e ainda instrumentos de pesquisa que permitem ao Utilizador aceder a outras páginas e portais da Internet (daqui em diante, 'Sites Ligados'). Nestes casos, a REN atua como prestador de serviços de intermediação, em conformidade com o disposto no artigo 17 da Lei 34/2002, de 12 de Julho, de Serviços da Sociedade de Informação e Comércio Eletrónico (LSSI), e só será responsável pelos conteúdos e serviços fornecidos pelos Sites Ligados, na medida em que tenha conhecimento efetivo da ilicitude e não tenha desativado a ligação com a devida diligência. No caso de o Utilizador considerar que existe um Site Ligado com conteúdos ilícitos ou inadequados, poderá comunicá-lo à REN, de acordo com o procedimento e os efeitos estabelecidos na cláusula 6, sem que, em caso algum, esta comunicação implique a obrigação de retirar a ligação correspondente.

Em caso algum, deve a existência de Sites Ligados pressupor a existência de acordos com os responsáveis ou titulares dos mesmos, ou a recomendação, promoção ou identificação da REN com as manifestações, conteúdos ou serviços fornecidos.

A REN não conhece os conteúdos e serviços dos Sites Ligados e, por isso, não se considera responsável pelos danos produzidos pela ilicitude, qualidade, desatualização, indisponibilidade, erro e inutilidade dos conteúdos e/ou serviços dos Sites Ligados, nem por qualquer outro dano que não seja diretamente imputável à REN.

 

5. PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

5.1 TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A REN trata os seus dados pessoais em conformidade com o disposto no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (UE) 2016/679, de 27 de abril ("RGPD"). A REN respeita a privacidade dos utilizadores da sua página na Internet. Na presente secção descreve-se quem somos, para que finalidades podemos utilizar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco para exercer os seus direitos.

A REN é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, na aceção do RGPD.

A REN nomeou um Encarregado da Proteção de Dados, que poderá ser contactado no endereço seguinte: protecaodados@ren.pt

Os dados pessoais e qualquer outra informação que nos faculte ao preencher um formulário eletrónico disponível no Portal ('Dados') serão tratados pela REN com a finalidade de gestão do serviço requerido, para dar resposta ao seu pedido. O preenchimento dos formulários é voluntário, apenas sendo recolhidos os dados pessoais necessários para dar resposta ao seu pedido. Assim, apenas as questões assinaladas com um asterisco (*) se revelam de preenchimento fundamental, sendo que sem tais dados não podemos cumprir, ou cumprir perfeitamente, as finalidades identificadas.

Onde assim consentir, os seus dados pessoais poderão ser tratados pela REN para lhe dirigir informações que sejam do seu interesse, através do envio de newsletters. Esses dados pessoais serão conservados durante o período do respetivo tratamento, e enquanto não se opuser ao seu tratamento.

5.2 COMUNICAÇÕES DE DADOS A TERCEIROS

Para poder satisfazer o seu requerimento ou pedido, a REN poderá ter de comunicar os seus dados pessoais às restantes sociedades que integram o Grupo REN. As sociedades do Grupo REN estão relacionadas e podem ser consultadas, em qualquer momento, na página Web: http://www.ren.pt/pt-PT/investidores/estrutura_societaria/.

5.3 MEDIDAS DE SEGURANÇA

A REN envida os seus esforços para assegurar os máximos níveis de segurança possíveis, adequados à natureza dos dados que são objeto de tratamento. Apesar do atrás referido, a segurança técnica num meio como a Internet não é inexpugnável e podem ocorrer ações dolosas por parte de terceiros, ainda que a REN ponha todos os meios ao seu alcance para evitar essas ações.

5.4 POLÍTICA DE COOKIES

Por favor consulte a nossa política de cookies.

5.5 DIREITOS SOBRE OS DADOS PESSOAIS E FORMA DO SEU EXERCÍCIO

O Utilizador poderá exercer os seus direitos de acesso, retificação e apagamento dos dados, bem como de limitação do tratamento dos dados que lhes disserem concretamente respeito, a qualquer momento, mediante comunicação por escrito dirigido ao Encarregado da Proteção de Dados da REN, Avenida Estados Unidos da América, 55, 1749-061 Lisboa, Portugal, ou enviando uma mensagem de correio eletrónico para o seguinte endereço: protecaodados@ren.pt, indicando, em ambos os casos, o seu nome e apelidos. Se aplicável, pode ainda o Utilizador opor-se ao tratamento dos seus dados, retirar o seu consentimento, bem como requerer a portabilidade dos mesmos, através de contacto escrito para os mesmos endereços.

Tem ainda direito a apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Para qualquer informação adicional sobre a proteção de dados pessoais pode consultar o site da CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados).

 

6. COMUNICAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER ILÍCITO E INADEQUADO

Caso o Utilizador, ou qualquer outro utilizador da Internet, tenha conhecimento de que os Sites Ligados remetem para páginas cujos conteúdos ou serviços são ilícitos, nocivos, difamantes, violentos ou contrários à moral, poderá contactar o Departamento Jurídico da REN, Avenida Estados Unidos da América, 55, 1749-061 Lisboa, Portugal, facultando os seguintes elementos:

  • Descrição dos factos que revelam o caráter ilícito ou inadequado do Site Ligado; no caso de violação de direitos, tais como de propriedade intelectual e industrial, os dados pessoais do titular do direito infringido, quando for outra pessoa que não o informante. Também deverá apresentar o título que ateste a legitimidade do titular dos direitos e, caso seja aplicável, o de representação para atuar por conta do titular quando este for outra pessoa que não o informante;
  • Declaração expressa de que a informação contida na reclamação é exata.

A receção, por parte da REN, da comunicação prevista nesta cláusula não presumirá o conhecimento efetivo das atividades e/ou conteúdos indicados pelo informante.

 

7. LEGISLAÇÃO

O presente Aviso Legal rege-se, em todos e em cada um dos seus termos, pela lei portuguesa.